Abscesso de córnea de evolução tórpida
DOI:
https://doi.org/10.70313/2718.7446.v13.n3.25Palavras-chave:
abscesso de córnea, ceratite infecciosa, revestimento conjuntival, enxerto cornealResumo
Objetivo: Apresentar um caso clínico complexo de ceratite infecciosa de difícil tratamento.
Caso clínico: Paciente de 35 anos de idade de sexo feminino com abscesso de córnea avançado de evolução tórpida em olho direito. Após colheita de amostras (raspagem da córnea para exame direto, microbiológico, cultura e antibiograma) e tratamento empírico com colírios fortificados, foi preciso realizar revestimento conjuntival e transplantes de córnea em quatro ocasiões, além de uma cirurgia de cataratas 8 meses logo do último transplante, até obter a resolução da infeção. Identificaram-se como agentes causais: Staphylococcus aureus, fungos universais e Acanthamoeba spp.
Conclusão: Frente à evolução inestável em ceratite infecciosa, se deve suspeitar sua origem polimicrobiano e utilizar todos os recursos terapêuticos e clínico-cirúrgicos para sua resolução. Se salienta a importância de intentar a identificação do agente causal para realizar um tratamento específico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Consejo Argentino de Oftalmología

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Con esta licencia no se permite un uso comercial de la obra original, ni la generación de obras derivadas. Las licencias Creative Commons permiten a los autores compartir y liberar sus obras en forma legal y segura.