Uso de sangre autóloga para el tratamiento de hipotonía por ampollas hiperfiltrantes postrabeculectomía
DOI:
https://doi.org/10.70313/2718.7446.v15.n3.166Palavras-chave:
hipotonia, trabeculectomia, sangue autólogo, bolhas hiperfiltrantes, antimetabólitosResumo
Objetivos: Avaliar a eficácia da injeção de sangue autólogo em bolhas hiperfiltrantes pós-trabeculectomia como tratamento para hipotonia.
Materiais e métodos: Estudo retrospectivo de uma série de casos de pacientes submetidos à trabeculectomia com mitomicina C entre 2018 e 2021 no Centro Médico Oftalmológico IOFA, que apresentaram hipotonia ocular pós-operatória por bolhas hiperfiltrantes, tratadas com injeção de sangue autólogo. Os principais parâmetros a serem avaliados foram: pressão intraocular, acuidade visual melhor corrigida, número de injeções ou suturas adicionais limitadas, bem como possíveis complicações.
Resultados: 10 olhos de 9 pacientes foram incluídos. A PIO média basal foi de 5,1 ± 0,8 mmHg (4-6) e aumentou com uma diferença estatisticamente significativa (p<0,001), em um mês para 8,2 ± 1,3 mmHg (6-10) e em um ano para 9,3 ± 1,2 mmHg (7-10), enquanto a AVMC média permaneceu sem alterações estatísticas, sendo de 0,47 ± 0,3 (0,05-0,9), pré-tratamento e de 0,5 ± 0,3 (0,05-0,9) por ano. Em metade dos pacientes, a PIO pôde ser efetivamente regulada com a aplicação de sangue autólogo (4 olhos com uma única injeção, 1 olho com duas injeções). No restante, também foi necessário limitar a ampola com suturas para controlar a hipotonia. Dois olhos tinham hifema que se resolveu espontaneamente.
Conclusão: A injeção de sangue autólogo em ampolas hiperfiltrantes foi útil em metade dos casos sem complicações relevantes. Na outra metade, foi necessário limitar a bolha com suturas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Consejo Argentino de Oftalmología

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Con esta licencia no se permite un uso comercial de la obra original, ni la generación de obras derivadas. Las licencias Creative Commons permiten a los autores compartir y liberar sus obras en forma legal y segura.