Tolosa-Hunt syndrome in a young female: a case report
DOI:
https://doi.org/10.70313/2718.7446.v15.n2.149Palavras-chave:
síndrome de Tolosa-Hunt, oftalmoplegia dolorosa, corticosteróidesResumo
Objetivo: A síndrome de Tolosa-Hunt é uma etiologia rara de oftalmoplegia dolorosa que responde a esteroides. O objetivo deste trabalho é apresentar um caso interessante em uma jovem.
Relato do caso: Mulher de 17 anos consultada por cefaleia frontal intensa e dor periorbitária esquerda, com ptose palpebral esquerda e diplopia. A acuidade visual era 20/20 em cada olho. Pressão intraocular, segmento anterior e exame de fundo de olho estavam normais em ambos os olhos. Os movimentos oculares eram dolorosos e a adução do olho esquerdo estava restrita. Os exames laboratoriais estavam dentro dos limites da normalidade e uma tomografia multislice de crânio foi relatada como normal. Foi realizada uma ressonância magnética nuclear: o cérebro e as órbitas descreveram um sinal isointenso nos cortes T2 do seio transverso esquerdo. Após levar em conta a história e imagens do caso, foi feito o diagnóstico de Tolosa Hunt e o paciente iniciou tratamento com corticosteróides: metilprednisolona injetável (1 g IV por 3 dias), obtendo uma melhora dramática da diplopia e da dor, dentro de 48 horas do início do tratamento. Após 6 semanas de prednisolona oral, observou-se remissão completa do quadro.
Conclusão: O diagnóstico desta patologia, a sua gestão e o seu seguimento correspondem a várias especialidades (médicos de urgência, neurologistas, neurocirurgiões, oftalmologistas e otorrinolaringologistas). Dados sobre a evolução e manejo da doença ainda são escassos, por isso a comunicação de novos casos é muito importante.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Consejo Argentino de Oftalmología

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Con esta licencia no se permite un uso comercial de la obra original, ni la generación de obras derivadas. Las licencias Creative Commons permiten a los autores compartir y liberar sus obras en forma legal y segura.