Resultados refrativos após cirurgia de catarata com implante de lente intraocular em pacientes com mais de 40 anos

Autores

  • Alejandra B. Miranda Servicio de Oftalmología, Clínica Universitaria Reina Fabiola, Universidad Católica de Córdoba, Argentina.
  • Juan A. Dalmagro Servicio de Oftalmología, Clínica Universitaria Reina Fabiola, Universidad Católica de Córdoba, Argentina.
  • Carla D. Guantay Servicio de Oftalmología, Clínica Universitaria Reina Fabiola, Universidad Católica de Córdoba, Argentina.
  • Alejandro González Castellanos Servicio de Oftalmología, Clínica Universitaria Reina Fabiola, Universidad Católica de Córdoba, Argentina.
  • Priscila M. Viotto Servicio de Oftalmología, Clínica Universitaria Reina Fabiola, Universidad Católica de Córdoba, Argentina.
  • Evangelina Espósito Servicio de Oftalmología, Clínica Universitaria Reina Fabiola, Universidad Católica de Córdoba, Argentina.
  • Julio A. Urrets Zavalía Servicio de Oftalmología, Clínica Universitaria Reina Fabiola, Universidad Católica de Córdoba, Argentina.

DOI:

https://doi.org/10.70313/2718.7446.v14.n4.88

Palavras-chave:

cirurgia de catarata, facoemulsificação, refração, comprimento axial

Resumo

Objetivos: Determinar os resultados refrativos após cirurgia de catarata em pacientes com mais de 40 anos e a influência do comprimento axial e da idade.
Métodos: Estudo observacional, retrospectivo e analítico. Foram analisados pacientes com mais de 40 anos de idade submetidos à cirurgia de catarata por facoemulsificação e implante de lente intraocular entre 1º de janeiro de 2017 e 31 de julho de 2018. A acuidade visual e a refração subjetiva foram analisadas um mês após a cirurgia, o erro refrativo pós-operatório, o comprimento axial e a idade dos pacientes no momento da cirurgia. O teste de Mann-Whitney e a correlação de Spearman foram usados para a associação das variáveis, com p <0,05 de significância estatística.
Resultados: Foram incluídos 87 olhos de 62 pacientes com idade média de 72,89 ± 9,38 anos. A acuidade visual não corrigida média, um mês após a cirurgia, foi de 0,20 ± 0,22 logMAR. O erro refrativo médio foi +0,34 ± 0,38 dioptrias (D) e a média do seu valor absoluto foi 0,42 ± 0,29D. A prevalência de erro refrativo menor ou igual a 1D foi de 96,5%. O erro refrativo pós-operatório absoluto não teve associação estatisticamente significativa com o comprimento axial (p= 0,55) ou com a idade (p= 0,91). Em contraste, a acuidade visual pós-cirúrgica foi estatisticamente associada ao comprimento axial (p= 0,01) e à idade (p< 0,02).
Conclusões: Neste trabalho descobrimos que a idade e o comprimento axial influenciaram a acuidade visual pós-operatória; entretanto, a influência desses elementos no erro refrativo não pôde ser demonstrada.

Palavras-chave: cirurgia de catarata, facoemulsificação, refração, comprimento axial.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2021-12-17

Edição

Secção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Miranda AB, Dalmagro JA, Guantay CD, et al. Resultados refrativos após cirurgia de catarata com implante de lente intraocular em pacientes com mais de 40 anos. Oftalmol. clín. exp. 2021;14(4). doi:10.70313/2718.7446.v14.n4.88

Artigos Similares

1-10 de 314

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)