Gonioscopy vs. anterior segment tomography: a comparative study
DOI:
https://doi.org/10.70313/2718.7446.v14.n4.84Palavras-chave:
gonioscopia, tomografia de coerência óptica anterior, glaucoma, ângulo fechado de diagnósticoResumo
Objetivo: correlacionar os resultados da gonioscopia (com e sem indentação) com o ângulo iridotrabecular (TIA) obtido na tomografia de coerência óptica da câmara anterior (OCT-SA) e identificar um ponto de corte que melhor se relaciona com um fechamento do ângulo gonioscópico.
Material e método: Estudo observacional comparativo de 180 pacientes em um estudo de suspeita de fechamento angular em uma policlínica de glaucoma, realizado entre julho e dezembro de 2018. Todos os pacientes foram avaliados por um examinador subespecialista de glaucoma por meio de gonioscopia com lente gonioscópica Sussman 4M e OCT Zeiss HD 5000 com lente adicional para avaliação da câmara anterior pelo parâmetro TIA nos quadrantes nasal e temporal, processada pelo mesmo examinador.
Resultados: A avaliação dos ângulos iridocorneais por meio da gonioscopia e do parâmetro TIA da OCT-SA em um subgrupo de pacientes com suspeita de ângulo de fechamento detectou associação estatisticamente significativa entre os dois métodos (p <0,05) no quadrante temporal e com corte ponto de 24 e 25 graus, o que permite distinguir um ângulo gonioscopicamente estreito (Shaffer ≤ 2) de um ângulo não estreito (Shaffer >2), mas com apenas sensibilidade moderada (83,3%) e especificidade baixa (2, 4%).
Conclusões: foi encontrada correlação estatisticamente significativa entre gonioscopia e OCT-SA para a detecção de ângulo fechado com sensibilidade moderada e baixa especificidade. Mas essa correlação estava presente apenas no quadrante temporal, não no quadrante nasal, e com um ponto de corte de 24 e 25 graus (com o mesmo grau de correlação) superior ao detectado em outros estudos.
Palavras-chave: gonioscopia, tomografia de coerência óptica anterior, glaucoma, ângulo fechado de diagnóstico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Consejo Argentino de Oftalmología

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Con esta licencia no se permite un uso comercial de la obra original, ni la generación de obras derivadas. Las licencias Creative Commons permiten a los autores compartir y liberar sus obras en forma legal y segura.