Avaliação do efeito terapêutico de uma nova formulação hipotensora em um modelo de glaucoma em coelhos

Autores

  • Mariana Andrea Guaycochea Cátedra de Física Biomédica, Facultad de Ciencias Médicas, Universidad Nacional de Córdoba.
  • Carolina del Valle Bessone Unidad de Investigación y Desarrollo en Tecnología Farmacéutica (UNITEFA-CONICET), Departamento de Ciencias Farmacéuticas, Facultad de Ciencias Químicas, Universidad Nacional de Córdoba.
  • Lucía Bacigalupo Cátedra de Física Biomédica, Facultad de Ciencias Médicas, Universidad Nacional de Córdoba.
  • David Cremonezzi 1º Cátedra de Patología, Hospital Nacional de Clínicas, Facultad de Ciencias Médicas, Universidad Nacional de Córdoba.
  • Daniel Allemandi Unidad de Investigación y Desarrollo en Tecnología Farmacéutica (UNITEFA-CONICET), Departamento de Ciencias Farmacéuticas, Facultad de Ciencias Químicas, Universidad Nacional de Córdoba.
  • Vilma Campana Cátedra de Física Biomédica, Facultad de Ciencias Médicas, Universidad Nacional de Córdoba.
  • Luis Ignacio Tártara Cátedra de Física Biomédica, Facultad de Ciencias Médicas, Universidad Nacional de Córdoba.

DOI:

https://doi.org/10.70313/2718.7446.v14.n3.76

Palavras-chave:

glaucoma experimental, farmacoterapia ocular, cubossomos, latanoprosta, hipertensão ocular

Resumo

Objetivo: Avaliar e comparar a eficácia e a toxicidade de uma formulação hipotensora ocular composta por cristais líquidos liotrópicos nanométricos (cubossomos) (CLL) e latanoprosta 0,005% (LT) em um modelo de glaucoma em coelhos.
Materiais e métodos: Foram utilizadas 24 coelhas divididas em quatro grupos: 1) normotensos oculares (NTO) tratado com CLL-LT; 2) NTO tratado com LT comercial (Louten® solução); 3) hipertensos oculares (HTO) tratados com CLL-LT, e 4) HTO tratados com LT comercial. A indução do modelo de glaucoma foi realizada com injeção de 0,1 ml de α-quimiotripsina (3 mg/ml) na câmara posterior do olho direito. O método de administração do tratamento foi com uma única injeção subconjuntival (50 µl) das formulações em estudo. Eles foram avaliados medindo a PIO uma vez por dia durante uma semana, bem como a avaliação clínica. Os dados foram analisados por meio do teste t para amostras independentes, considerando p <0,05 para diferenças significativas.
Resultados: Os CLL-LT diminuíram a PIO em coelhos HTO ~ 20% e em NTO ~ 25%. Comparado com a solução comercial, o CLL-LT gerou uma redução maior (p <0,05). A irritação inicial pós-injeção diminuiu em 24 horas.
Conclusão: O CLL-LT mostrou-se mais eficaz na redução da PIO do que a solução comercial em coelhos NTO e HTO, sem apresentar dano permanente à superfície ocular.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2021-09-22

Edição

Secção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Guaycochea MA, del Valle Bessone C, Bacigalupo L, et al. Avaliação do efeito terapêutico de uma nova formulação hipotensora em um modelo de glaucoma em coelhos. Oftalmol. clín. exp. 2021;14(3). doi:10.70313/2718.7446.v14.n3.76

Artigos Similares

1-10 de 275

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.