Melanoma ocular: reporte de 24 casos de la Unidad de Melanoma del Hospital de Clínicas Dr. Manuel Quintela, Montevideo, Uruguay
DOI:
https://doi.org/10.70313/2718.7446.v13.n01.5Palavras-chave:
melanoma ocular, enucleação, sobrevidaResumo
Objetivos: Determinar as características clínico-epidemiológicas, manejo terapêutico e taxa de supervi
vência de pacientes com diagnóstico de melanoma ocular ao longo de 20 anos. Materiais e métodos: Estudo retrospectivo onde se revisaram as histórias clínicas de pacientes com diagnóstico de melanoma ocular desde 1997 até 2017 no Hospital de Clínicas Dr. Manuel Quintela de Montevideo, Uruguai. Para os cálculos de sobrevida se usou o método de Kaplan Meier e se considerou estatisticamente significativo um valor de p <0,05. Resultados: Identificaram-se 24 pacientes, a média da idade na estreia foi de 58 anos; 70,8% se apresentou em mulheres e o motivo de consulta mais frequente foi a perda da visão em 21 casos (88%). A localização em coroide se presentou em 15 pacientes (62,5%), seguida de corpo ciliar, conjuntiva e íris. A histologia foi melanoma epitelióide em 9 casos (37,5%) e fusocelular em 8 casos (33,3%). A enucleação foi o tratamento escolhido por 18 pacientes (79%). Ao momento do encerramento, 17 casos (70,8%) se encontraram vivos e em controles. A taxa de supervivência aos 5 anos foi de 74,2% e aos 10 anos, de 51,9%. Conclusões: Em Montevideo, as características clínico-epidemiológicas e de supervivência do melanoma ocular concordam com séries internacionais. Esperamos que este estudo possa ajudar para melhorar o conhecimento da doença e das opções terapêuticas disponíveis na região.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Consejo Argentino de Oftalmología

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Con esta licencia no se permite un uso comercial de la obra original, ni la generación de obras derivadas. Las licencias Creative Commons permiten a los autores compartir y liberar sus obras en forma legal y segura.