Comparação entre viscoelástico e solução salina balanceada em implante de lentes intraoculares

Autores

  • Diana Patricia Villalba Hoyos Centro Visual Moderno, Manizales, Colombia.
  • Álvaro Noguera Cruz Oftalmólogo especialista en glaucoma, práctica privada, Manizales, Colombia.
  • Jorge Acosta Reyes Departamento de Salud Pública, Universidad del Norte, Barranquilla, Colombia.
  • Juan Pablo Quiceno Franco Centro Visual Moderno, Manizales, Colombia.

DOI:

https://doi.org/10.70313/2718.7446.v13.n3.27

Palavras-chave:

hidroimplantação, viscoelástico, facoemulsificação, cataratas, técnica cirúrgica

Resumo

Objetivo: Comparar resultados cirúrgicos entre os pacientes a quem foi colocado viscoelástico oftálmico e nos que se usou solução salina balanceada para manter a câmara anterior durante a implantação da lente intraocular depois de facoemulsificação.
Métodos: Realizou-se um estudo clínico retrospectivo de casos-controle em 20 pacientes para quem se manteve a câmara anterior com viscoelástico (grupo A) e em 26 (grupo B) com solução salina balanceada. Avaliaram-se características pré-cirúrgicas na população e aspectos cirúrgicos (porcentagem e tempo de facoemulsificação, tempo cirúrgico e facilidade de implantação da lente intraocular). Realizaram-se medições de paquimetria central, pressão intraocular e biomicroscopia do segmento anterior às 24 horas, uma semana depois e um mês logo da cirurgia. Também se determinou o equivalente esférico, acuidade visual melhor corrigida (AVmc), mudança do erro refrativo miópico e grau de opacidade capsular posterior um mês depois da cirurgia. Os resultados foram comparados com variáveis quantitativas através de uma prova U de Mann Whitney e com variáveis qualitativas à significância estatística através do Chi-quadrado ou prova exata de Fisher (significância p< 0.05).
Resultados: O tempo cirúrgico foi menor no grupo B (p=0,003). Ao mês da cirurgia os pacientes do grupo A apresentaram uma média de AVmc de 0,19 LogMAR e os do grupo B de 0,10 LogMAR (p=0,296). Nenhum paciente apresentou hipertensão ocular pós-operatória.
Conclusão: O tempo cirúrgico diminui com a hidroimplantação e ambas as técnicas foram seguras para a saúde visual do paciente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2020-09-18

Edição

Secção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Villalba Hoyos DP, Noguera Cruz Álvaro, Acosta Reyes J, Quiceno Franco JP. Comparação entre viscoelástico e solução salina balanceada em implante de lentes intraoculares. Oftalmol. clín. exp. 2020;13(3). doi:10.70313/2718.7446.v13.n3.27

Artigos Similares

1-10 de 128

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.