Cataract by electrocution

Autores

  • Guillermo Raúl Vera Duarte Cátedra de Oftalmología, Hospital de Clínicas, Universidad Nacional de Asunción, Paraguay
  • Eliana Duarte Fariña Cátedra de Oftalmología, Hospital de Clínicas, Universidad Nacional de Asunción, Paraguay
  • Martín Arrúa Cátedra de Oftalmología, Hospital de Clínicas, Universidad Nacional de Asunción, Paraguay
  • Luis González Cátedra de Oftalmología, Hospital de Clínicas, Universidad Nacional de Asunción, Paraguay

DOI:

https://doi.org/10.70313/2718.7446.v15.n2.152

Palavras-chave:

catarata, catarata traumática, eletrocussão

Resumo

Objetivo: As queimaduras elétricas produzem danos associados ao tempo de exposição da pessoa à eletricidade. As cataratas causadas por esse mecanismo são de baixa frequência, portanto o objetivo é apresentar um caso de catarata por eletrocussão. 
Caso clínico: Homem de 22 anos, jardineiro da zona rural, sofreu acidente elétrico com perda de consciência por aproximadamente 2 horas, pelo qual foi internado e mantido em observação por 1 mês. A sua visão piorou ao longo do tempo, o que levou à sua consulta oftalmológica 4 meses depois. Uma catarata foi detectada em seu olho direito. A facoemulsificação foi realizada com azul de tripano para coloração da cápsula antes da capsulorrexe, e uma lente intraocular dobrável foi implantada no saco capsular sem complicações. No quinto dia de pós-operatório, apresentava córnea transparente, leve inflamação, lente no lugar e acuidade visual não corrigida de 20/20. 
Conclusão: A formação de catarata secundária à eletrocussão é possível, portanto, assim que o paciente estiver estável, deve ser realizado um controle oftalmológico completo. Geralmente, esses casos em que não há condições prévias têm um bom prognóstico visual. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2022-06-23

Edição

Secção

Casos clínicos

Como Citar

[1]
2022. Cataract by electrocution. Oftalmología Clínica y Experimental. 15, 2 (Jun. 2022). DOI:https://doi.org/10.70313/2718.7446.v15.n2.152.

Artigos Similares

1-10 de 52

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.