Cataract by electrocution
DOI:
https://doi.org/10.70313/2718.7446.v15.n2.152Palavras-chave:
catarata, catarata traumática, eletrocussãoResumo
Objetivo: As queimaduras elétricas produzem danos associados ao tempo de exposição da pessoa à eletricidade. As cataratas causadas por esse mecanismo são de baixa frequência, portanto o objetivo é apresentar um caso de catarata por eletrocussão.
Caso clínico: Homem de 22 anos, jardineiro da zona rural, sofreu acidente elétrico com perda de consciência por aproximadamente 2 horas, pelo qual foi internado e mantido em observação por 1 mês. A sua visão piorou ao longo do tempo, o que levou à sua consulta oftalmológica 4 meses depois. Uma catarata foi detectada em seu olho direito. A facoemulsificação foi realizada com azul de tripano para coloração da cápsula antes da capsulorrexe, e uma lente intraocular dobrável foi implantada no saco capsular sem complicações. No quinto dia de pós-operatório, apresentava córnea transparente, leve inflamação, lente no lugar e acuidade visual não corrigida de 20/20.
Conclusão: A formação de catarata secundária à eletrocussão é possível, portanto, assim que o paciente estiver estável, deve ser realizado um controle oftalmológico completo. Geralmente, esses casos em que não há condições prévias têm um bom prognóstico visual.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Consejo Argentino de Oftalmología

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Con esta licencia no se permite un uso comercial de la obra original, ni la generación de obras derivadas. Las licencias Creative Commons permiten a los autores compartir y liberar sus obras en forma legal y segura.