Glaucoma traumático en la infancia: a propósito de un caso
DOI:
https://doi.org/10.70313/2718.7446.v13.n01.10Palavras-chave:
trauma ocular contuso, infância, glaucoma congénito, jogos infantis, PaintballResumo
Objetivos: Reporte de caso clínico de hipertensão ocular logo de trauma ocular contuso em um paciente pediátrico no qual, por sua vez, se detectou um glaucoma congênito juvenil. Compreender a importância dos achados gonioscópicos no manejo do glaucoma traumático. Caso clínico: Paciente de 10 anos com antecedente de traumatismo contuso em olho esquerdo de 72 horas de evolução; à avaliação apresenta hipertensão ocular em ambos os olhos (olho direito 24 mmHg, olho esquerdo 35 mmHg). Na gonioscopia se observam múltiplas goniodisgenesias em ambos os olhos e recesso angular em olho esquerdo. Dado os achados gonioscópicos e a clínica do paciente se apresenta o diagnóstico de glaucoma congênito juvenil associado a recesso angular traumático em olho esquerdo. Obtém-se bons controles de pressão intraocular (PIO) com tratamento tópico em ambos os olhos. Conclusões: Destaca-se a importância na avaliação clínica do paciente que tem sofrido um traumatismo ocular, dando especial interesse na realização de um correto exame do segmento anterior e gonioscopia, pois desta forma poderão ser diagnosticadas corretamente possíveis complicações e realizar um tratamento adequado para prevenir a diminuição de acuidade visual posterior a um aumento da pressão intraocular.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Consejo Argentino de Oftalmología

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Con esta licencia no se permite un uso comercial de la obra original, ni la generación de obras derivadas. Las licencias Creative Commons permiten a los autores compartir y liberar sus obras en forma legal y segura.